Bons sambistas parcas finanças

Estou lendo, e recomendo para quem quiser se inteirar mais sobre a vida de Noel Rosa, a biografia, escrita por Jorge Caldeira intitulada Noel Rosa de costas para o mar. Repleta de curiosidades a respeito do sambista e de seus contemporâneos, a biografia mostra o quanto era difícil a vida do músico popular naqueles tempos.
Noel passou sua curta vida em dificuldades financeiras. Dedicado a eletrizar as massas, como ele mesmo dizia, fez de seus dias a busca constante de popularidade. Como naqueles tempos não se tinha uma indústria fonográfica formada, suas músicas não lhe rendiam o dinheiro necessário para se manter e ainda tinha que conviver com aproveitadores - uns sofisticados como Francisco Alves, a quem vendeu várias músicas, outros barra pesada como Kid Pepe, ex-boxeador, que, depois de uma parceria de sucesso com a música "O orvalho vem caindo", passou a ameaçá-lo fisicamente para que Noel fizesse com ele novas parcerias.
Além Noel, Assis Valente também sofreu muito com a genialidade e a falta de finanças nestes duros anos. Depois de diversas músicas bem estruturadas, de letras bem escritas o sambista, desolado e sem ver seu nome reconhecido, se suicida num banco de praça em pleno centro do Rio de janeiro.
Fica aí então a dica literária. Noel Rosa de costas para o mar pode ser encontrado como um anexo no livro do mesmo autor chamado A construção do samba. Bom proveito.

0 comentários:

 
Blog do Bezerra © 2010 | Diseñado por Chica Blogger | Volver arriba